O trade marketing é o processo em que o fabricante promove um contato entre o consumidor e a sua marca através dos canais de distribuição que podem beneficiar no aumento de vendas.
Para se destacar no mercado e manter uma cultura baseada na performance do produto é preciso ter uma área de trade marketing. Porém, não é o suficiente para garantir bons resultados nos pontos de venda.
Vantagens em utilizar a tecnologia trade marketing
● Monitorar e evoluir indicadores de resultados
Informações é o essencial para a operação de trade marketing. O importante é garantir que elas sejam acompanhadas com agilidade e com precisão. Se você ainda prática isso à moda antiga, com planilhas e relatórios manuais, está perdendo tempo;
● Aumentar a presença nos pontos de venda
Receber informações da performance do seu produto em cada canal de venda vai inspirar insights focados em melhorar isso cada vez mais;
● Melhorar o desempenho da equipe de campo
É preciso ter noção do quanto cada colaborador contribui com os resultados que possibilita o reconhecimento e o destaque de alguns integrantes como inspiração para os demais;
● Manter padrões de execução
O uso de uma tecnologia em campo permitirá aos promotores ter sempre à mão smartphones com todas as informações necessárias para executarem as tarefas. Isso dispensará a necessidade de levar qualquer material impresso nas visitas à campo;
● Tomar conhecimento das ações da concorrência nos pontos de venda
Ao se deparar com uma ação de um concorrente, o promotor terá todos os recursos necessários para reportar a situação imediatamente ao supervisor ou ao coordenador.
● Impedir manipulação de imagens e informações reportadas
As imagens que comprovam check-in e check-out de um promotor na loja devem ser tiradas presencialmente. Não existe a possibilidade de utilizar uma foto do arquivo do aparelho celular.
● Combater a ruptura
O promotor pode gerar alertas instantâneos de ruptura quando encontrar algum conflito de abastecimento nas gôndolas. Diante disso, torna-se viável a tomada de decisão e a reversão da falta de produto com agilidade.
● Monitorar a situação de cada ponto de venda
Com uma melhor organização dos dados, existe a possibilidade de monitorar o desempenho das vendas em cada loja.
● Aumentar o faturamento
Aumentar o faturamento é a consequência de todos os pontos mencionados acima. Você vai acertar nas ações, vai tomar a decisão no tempo certo, conseguirá motivar mais a equipe reconhecendo o desempenho, vai aumentar o share no ponto de venda, vai ter informações corretas sobre a performance dos seus produtos e saber exatamente o quanto investe e o quanto tem de retorno sobre isso.
O trade marketing apoiado pela tecnologia
Uma equipe de vendas que procura resultados relevantes nas ações de trade marketing e gestão de produtos precisa deixar de lado as estratégias baseadas na intuição e começar a usar a tecnologia como uma aliada ao seu negócio. Isso porque ela permite o levantamento de dados e pesquisas internas e de campo.
O software para auxiliar os processos
Os softwares atuam como um fator de posicionamento estratégico para favorecer todas as etapas da gestão de equipes, tanto internas quanto externas. Ou seja, eles auxiliam o controle e organização desde a direção empresarial, passando pelos gestores até chegar na equipe de vendas.
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