O que é Persona?
Persona é a representação simulada do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características dos seus clientes. Uma boa definição de persona passa justamente pelo contato com o seu público-alvo, de modo que em uma rápida análise você possa identificar características comuns.
Se você possui uma base de clientes mesmo que de perfis diferentes de pessoas ou empresas que consumiram seu produto, alguns deles tendem a exemplificar a sua persona.
Uma dica importante é focar tanto em clientes satisfeitos quanto insatisfeitos. Em ambos os casos, você certamente aprenderá algo sobre a percepção do seu produto.
Por que criar uma persona?
A criação de personas é vista como um passo fundamental dentro de uma estratégia de Marketing Digital de resultados. Criamos personas para enviar a mensagem certa para as pessoas certas para obter mais chances de sucesso.
Importância da Persona em sua empresa
● Determinar o tipo de conteúdo necessário para atingir seus objetivos;
● Definir o tom e o estilo de seu conteúdo;
● Ajudar a desenhar suas estratégias de marketing apresentando o público que deve ser focado;
● Definir os tópicos sobre os quais você deve escrever;
● Entender onde os prospectos buscam suas informações e como eles querem consumi-las
Como criar uma Persona
Para criar uma Persona é preciso detalhar o perfil do cliente a partir das respostas obtidas.
● Nome da persona (fictício);
● Sexo;
● Idade;
● Cargo ou Ocupação;
● Ramo de atividade;
● Nível de escolaridade;
● Meios de comunicação utilizados;
● Objetivos da persona;
● Desafios da persona.
Qual a diferença entre persona e público-alvo?
Público-alvo:
● Definição ampla;
● Não fala sobre hábitos;
● Não se refere a alguém específico;
● Pessoas que podem querer o seu produto.
Buyer persona:
● Definição específica;
● Detalhes sobre hábitos e trabalho;
● Personagem específico;
● Consumidor ideal.
Como desenvolver uma persona para minha empresa?
● Faça as perguntas
O primeiro passo para o processo de criação de personas é entrevistar os seus clientes atuais e também os clientes em potencial. Afinal, nada melhor do que seu próprio público para te ajudar a compreender os padrões de comportamento da sua persona.
A lista de perguntas varia de acordo com o segmento de cada empresa. Mas existem algumas perguntas essenciais a serem feitas, independente do segmento.
● Qual o seu cargo e quais são as atividades desempenhadas em seu trabalho?
● Qual o segmento e tamanho da empresa em que trabalha?
● Quais são suas principais responsabilidades?
● Quais são seus desafios e objetivos no trabalho?
● Como você busca aprender novos conhecimentos em seu trabalho?
● Quais redes sociais você usa e com qual frequência você as utiliza?
● Informações pessoais: idade, sexo, nacionalidade, estado civil, educação, filhos, etc.
● Quais são os seus hábitos de compra? (pesquisas, frequência de compra, loja física ou online).
● Análise de Dados
Após realizar a pesquisa com o seu público e reunir todos os dados necessários, busque por um padrão de respostas. Para isso, você ter conhecimento das características mais comuns entre os pesquisados e quais são os problemas mais citados.
Em seguida, comece o processo de composição das personas. Não existe uma quantidade mínima ou máxima de criação, porém, é importante não exagerar. Se uma persona pode limitar muito seu público, muitas personas podem fazer com que sua estratégia perca o foco;
● Estruture a sua Persona
Agora é o momento de colocar tudo o que você sabe sobre a sua persona no papel. O processo de estruturação é a etapa em que você dá vida a sua persona. Ou seja, é quando você personifica a sua persona, atribuindo um nome, uma profissão, idade, hábitos diários, e etc.
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